acidente vascular cerebral

O que é Acidente Vascular Cerebral (AVC)?

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como “derrame cerebral”, é uma doença que acomete e incapacita milhões de pessoas. tanto no Brasil quanto no mundo.

O fator que origina a doença é a obstrução, ou o rompimento de vasos sanguíneos do sistema nervoso que levam oxigênio ao cérebro. Com isso, o fluxo sanguíneo para essa região do corpo é interrompido, o que pode acarretar sequelas brandas, graves ou irreversíveis, além de, em casos extremos, levar o paciente ao óbito.

Fatores de risco

A maioria dos casos de AVC ocorre em pessoas com mais de 50 anos que, além da idade avançada, apresentam alguns fatores de risco.

Contudo, isso não é uma regra. Existe a possibilidade de o AVC isquêmico ou o hemorrágico ocorrer em pessoas mais jovens e que não apresentam nenhum dos fatores de risco. Nesses casos, pode haver algum tipo de alteração na coagulação sanguínea ou doenças inflamatórias dos vasos, como, por exemplo, anticorpo antifosfolipídio, fator V de Leiden, Lúpus ou vasculites. Contudo, as chances de isso acontecer são muito menores.

Dentre os fatores de risco mais comuns e perceptíveis, podemos destacar:

• diabetes;
  • tabagismo;
  • hipertensão;
  • colesterol alto;
  • obesidade;
  • problemas cardíacos.

Sintomas

Pode ser difícil identificar um AVC, assim que ele ocorre. Ele pode apresentar sinais muito sutis e é preciso atenção do paciente e de familiares para que a identificação seja eficaz.

Deve-se ressaltar que, caso os sintomas sejam identificados, é necessário procurar ajuda o mais rápido possível. Cada minuto tem uma importância enorme para o sucesso no tratamento e recuperação sem nenhuma sequela.

Para verificar se houve realmente um AVC, existem diversos testes que familiares devem fazer, junto aos pacientes, para constatar se algum dos sintomas seguintes está presente:

• alterações motoras;
  • distúrbio sensitivo;
  • alteração no nível de consciência;
  • perda de visão;
  • distúrbio de linguagem;
  • fraqueza de um lado do corpo ou perda da sensibilidade de um lado do corpo;
  • paralisia de um lado do corpo.

Causas, tipos de AVC e seus respectivos tratamentos

Existem dois tipos de AVC, que se diferem de acordo com  a causa que os originou, ou o local onde ocorre a interrupção do fluxo sanguíneo. São eles:

Acidente vascular cerebral isquêmico

Esse tipo de AVC se caracteriza pela obstrução de uma das artérias do cérebro, o que causa a interrupção do fluxo sanguíneo para o sistema nervoso. É o mais comum e compreende 85% dos casos.

O tratamento do AVC isquêmico é feito com a desobstrução da artéria afetada, visando a rápida normalização do fluxo sanguíneo, para que não ocorram sequelas irreversíveis no paciente.

Acidente vascular cerebral hemorrágico

Esse AVC ocorre quando há o rompimento total do vaso sanguíneo, causando sérias hemorragias cerebrais, que também podem impactar no fluxo sanguíneo do local.

O tratamento, nesse caso, foca na contenção da hemorragia ocorrida. Após a contenção, é preciso trabalhar na prevenção de futuras hemorragias, com a administração de medicamentos que atuarão nesse sentido.

Quer saber mais? Estou sempre disponível para responder quaisquer dúvidas que vocês possam ter, e ficarei muito feliz em interagir com todos sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como neurologista em Porto Alegre!